segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oficina de Leitura- Modelo de Noemi Oliveira da Silva

Meu Primeiro Beijo- Antonio Barreto
É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos: "Você é a glicose do meu metabolismo. Te amo muito! Paracelso" E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar. No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo: - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida. Mas ele continuou: - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos: - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias... Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos. E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Extraído de http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22430
Situação de aprendizagem: Oficina de Leitura baseada no conto "Meu primeiro beijo", de Antonio Barreto.
Descrição: Segundo a proposta de Vinson e Privat, o importante é um projeto de construção livre, criativa e autônoma. O texto de Antonio Barreto, Meu primeiro beijo, é um assunto atrativo aos adolescentes, pois muitos deles têm experiências semelhantes ou mesmo que não tenham, é um assunto que prende a atenção quando discutido.
Objetivo: Contribuir para a formação dos alunos despertando o interesse e gosto pela leitura na escola e fora dela; Criar o hábito da leitura; Aproximar o aluno dos textos e torná- los familiares.
Metodologia: Intervenções do professor para inserir intertextualidade com a matéria de ciências, propondo interpretação da expressão: "você é a glicose do meu metabolismo"
Questão Proposta: O que vocês acham que o autor quis dizer com essa expressão? "Mas continuou salivando seus perdigotos“ Instigar conhecimento prévio dos alunos, quesito que é essencial para o desenvolvimento das produções;  Questionar o significado de palavras desconhecidas, mostrando ao aluno que mesmo quando não se sabe o significado de uma palavra, é possível ter uma ideia a partir do contexto.
Incentivo ao interacionismo intersubjetivo: Proposta de criação de texto seguindo assunto "Meu primeiro beijo", criando personagem fictício e adaptando o ambiente de convivência do aluno. Ex: escola, parque, praça, etc.
Proposta de produção em grupos de no máximo 4 alunos, ainda seguindo o tema "meu primeiro beijo", incentivando o uso de metáforas, como a utilizada por Antonio Barreto. Criar um personagem, desenvolvendo em grupo, com uso de imaginação, a situação do primeiro beijo e contar a história produzida à sala.
Habilidades Trabalhadas: Socialização, leitura, escrita, expressão oral e imaginação conjunta.
Recursos Didáticos: Caderno de registro do aluno; Organização da sala em roda para viabilizar leitura conjunta; Distribuição do conto a ser trabalhado impresso a cada grupo; Explicar aos alunos a atividade a ser realizada com o conto e suas finalidades.
Avaliação: Para verificar o desempenho dos alunos, será considerado o envolvimento de cada aluno nas atividades individuais e coletivas. Observação: Este plano é flexível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário