Objetivos:
* Ler e compreender a crônica "Avestruz", de Mário Prata;
* Perceber e discutir as características do gênero;
* Desenvolver comportamentos leitor;
* Saber quem foi Mário Prata: época, obra e importância para a Literatura brasileira;
Conteúdos:
* Biografia de Mário Prata;
* Leitura e análise do texto;
Séries envolvidas:
* alunos do 6º ano;
Atividades Propostas:
* Antecipação da Leitura;
1- Vocês conhecem uma avestruz?
2- Como vocês imaginam que seja?
3- Leitura compartilhada.
Questões propostas durante a leitura:
1-Uma avestruz pode ser criada num apartamento?
2- Quais animais podem ser domesticados?
Questões propostas após a leitura:
1- Represente uma avestruz através de desenho, observando as características descritas pelo narrador.
2- Qual o significado de "asas atrofiadas" ? Pesquise e compare com as ideias usadas pelo narrador no texto.
3- Qual explicação dada pelo narrador para o nome oficial Struthio Camelus Australis ?
4- Avestruz tem "TPM? Você conhece o sentido da sigla, de acordo com as informações do texto?
5-Como desfecho da situação, o narrador recomenda uma visita do garoto ao psicólogo. Vocês sabem quais atividades são realizadas por tal profissional?
6- Qual o foco narrativo do texto?
7- Qual gênero textual pertence o texto Avestruz?
8- Quais características do texto comprovam sua resposta anterior?
9- Qual o conflito vivido pelo personagem do texto?
10- Leiam um trecho do texto de que tenham gostado , em duplas, copiem numa tira de papel . embaixo da cópia, escrevam uma justificativa para a escolha. Depois, cada dupla lê para os demais colegas o trecho escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixem a tira no mural reservado para a atividade.
Avaliação
Participação no trabalho de linguagem oral desenvolvidas durante a leitura e na execução das atividades em duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário