sábado, 22 de junho de 2013

ATIVIDADE DE LEITURA -"AVESTRUZ"- Ana Paula Viana Costa

Objetivos:

* Ler e compreender a crônica "Avestruz",  de Mário Prata;

* Perceber e discutir as características do gênero;

* Desenvolver comportamentos leitor;

* Saber quem foi Mário Prata: época, obra e importância para a Literatura brasileira;

Conteúdos:

Biografia de Mário Prata;

* Leitura e análise do texto;

Séries envolvidas:

* alunos do 6º ano;

Atividades Propostas:

* Antecipação da Leitura;

1- Vocês conhecem uma avestruz?

2- Como vocês imaginam que seja?

3- Leitura compartilhada.

Questões propostas durante a leitura:

1-Uma avestruz pode ser criada num apartamento?

2- Quais animais podem ser domesticados?

Questões propostas após a leitura:

1- Represente uma avestruz através de desenho, observando as características descritas pelo narrador.

2- Qual o significado de "asas atrofiadas" ? Pesquise e compare com as ideias usadas pelo narrador no texto.

3- Qual explicação dada pelo narrador para o nome oficial Struthio Camelus Australis ?

4- Avestruz tem "TPM? Você conhece o sentido da sigla, de acordo com as informações do texto?

5-Como desfecho da situação, o narrador recomenda uma visita do garoto ao psicólogo. Vocês sabem quais atividades são realizadas por tal profissional?

6- Qual o foco narrativo do texto?

7- Qual gênero textual pertence o texto Avestruz?

8- Quais características do texto comprovam sua resposta anterior?

9- Qual o conflito vivido pelo personagem do texto?

10- Leiam um trecho do texto de que tenham gostado , em duplas, copiem numa tira de papel . embaixo da cópia, escrevam uma justificativa para a escolha. Depois, cada dupla lê para os demais colegas o trecho escolhido e os motivos da escolha. Em seguida, afixem a tira no mural reservado para a atividade.

Avaliação

Participação no trabalho de linguagem oral desenvolvidas durante a leitura e na execução das atividades em duplas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário