sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ler é Viver!

Caros leitores, quem vos relata é a professora de Língua Portuguesa e Pedagoga Noemi. Hoje escrevi um texto de acordo com a proposta do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, e vi nele uma boa obra para minha primeira publicação no blog. Espero que vocês também partilhem do mesmo gosto.



Eu sempre gostei de ler, mas lia textos pequenos dos livros didáticos porque minha mãe não tinha condições de comprar livros para mim e meus oito irmãos. Naquele tempo não tínhamos a facilidade que os jovens têm hoje nas escolas públicas, pois hoje o Governo dá livros.
         Comecei a ler com ênfase quando, aos meus doze anos de idade, meu pai saiu de casa, então encontrei na leitura uma fuga da triste realidade.
         Li quase todas as obras de José de Alencar, pegava emprestado na biblioteca e foi assim que consegui superar a tristeza de não ter um pai presente na minha adolescência.
         A esperança que vive dentro de cada um de nós sempre nos faz ver um lado positivo mesmo na maior das adversidades: me apaixonei pela leitura.
         Para mim a leitura é o caminho que percorremos livremente. Ela nos faz conhecer o desconhecido; é a cura da alma e amiga na solidão. Como citou a professora Marilena Chauí: "Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro."
         Antônio Cândido também cita que a leitura nos afina as emoções e nos dá a capacidade de penetrar nos problemas da vida (...). Eu acredito também desta forma, não da boca para fora, mas por ter vivenciado esta experiência e ainda vivenciar. Encontrei na leitura a maneira de superar a tristeza, a solidão, a depressão. Encontrei na leitura uma amiga para todas as horas, uma forma de me transportar a outros mundos e outras culturas, a leitura me transformou e foi justamente pelo gosto pela leitura que tomei a decisão de ser uma educadora, e poder incentivar meus alunos a encontrar também na leitura uma boa companhia  e mostrar a eles o que outrora disse José de Moraes: "As capacidades de leitura e escrita estão na raiz do conhecimento. Onde são adquiridas? Na escola."

3 comentários:

  1. Parabéns, professoras!
    O layout está harmônico, os textos interessantes!!
    Postem seus perfis e depoimentos também!!

    Para esse blog, um pouco de Lispector:
    "Eu vivo à espera de inspiração com uma avidez que não dá descanso. Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo, mesmo mais que amor".

    ResponderExcluir
  2. Bom texto, layout suave , muto bom gostei também acredito que possamos contribuir muito com todos através deste blog, principalmente se mantivermos textos iluminados como o seu Célia.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir