domingo, 9 de junho de 2013

Ler é abrir os olhos  da alma para a vida.

Percebi, com os relatos aqui expostos por todos nós, cursistas, o quanto são emocionados e emocionantes, acredito que sempre ,pois somos assim emocionáveis, então devido a estas emoções e buscas de experiências lembrei-me de um aluno do EJA , Sr º Joaquim, que quando numa noite quente de 2008,creio ser este o ano, conseguiu com auxílio meu e dos colegas da sala criar, ler e entender um texto que conseguiu escrever e ler para a sala, explicando seu conteúdo as lágrimas na face daquele senhor de 58 anos, solitário , rude pela vida e simples pela “ignorância de conhecimentos”,fez a mim e todos os 28 anos da sala também chorarmos, com o homem que dizia sentir-se um menino descobrindo o mundo.
Esta e muitas outras experiências e descobertas de leitura é que nos “encantam”, a busca de conhecimentos como citam Gabriel Pensador e Gilberto Gil em seus depoimentos também me colocam neste mundo de descobertas, pois por mais que leiamos ou saibamos sempre encontraremos algo mais interessante e  melhor  para lermos,por estas e muitas outras é que LER é mais que “ver” letras , como disse meu aluno ao final daquele ano.
“Professora, agora eu não preciso mais perguntar qual é o ônibus, eu já sei ler”, agora me sinto de verdade alguém, precisava disso, me sentia sozinho, agora leio a Bíblia, nas horas de solidão. Estas palavras me emocionaram muito na festa de formatura, isto sim me deixou muito feliz.
Portanto, a leitura mostra-nos diariamente que a busca do conhecimento se faz muito mais pela necessidade, persistência do que pela imposição bastando a nós educadores,   apresentarmos os variados estilos, tipos, gêneros textuais que por si o educando fará suas escolhas de estilos. Descobrindo outros caminhos para sua busca pessoal, pois se até nas tragédias encontramos satisfações de leitura, imaginem então se o estímulo para a leitura chegar a mais, o educando também chegará e como me fez entender o Sr º Joaquim, que abriu os olhos da alma para o mundo.
Autoria: Carmen Pereira Lima
 E.E. Anderson da Silva Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário